Que segredos povoam o oceano? Apesar do incansável trabalho dos pesquisadores, muitos aspectos permanecem submersos em profundo mistério.
A exposição "Oceano, um insólito mergulho", organizada pelo Museu Nacional de História Natural, convida os visitantes a descobrir as riquezas desse vasto território de tesouros inesgotáveis.
Do infinitamente pequeno às imensas criaturas lendárias
Ocupando 71% da superfície do planeta, o oceano é povoado pelas mais variadas formas de vida, a começar por minúsculos animais indispensáveis à sua biodiversidade: o plâncton. Com essa exposição, o Museu Nacional de História Natural revela alguns dos mais fascinantes segredos desses micro-organismos.
Durante muito tempo, o universo glacial do oceano Austral foi visto como um verdadeiro deserto submarino, em razão das condições inóspitas que reinam nesse ambiente. No entanto, hoje sabemos que essa região marinha abriga muitas espécies de peixes, mamíferos e crustáceos. Ao visitar a exposição, você poderá descobrir as surpreendentes características desenvolvidas por alguns desses animais para sobreviver nas águas geladas. Voltada para os aspectos insólitos do oceano, a exposição promete aguçar o interesse dos mais curiosos, apresentando animais lendários que povoam as águas profundas. Entre eles, a lula gigante, o celacanto e o regaleco.
Fonte de inspiração para a ciência
Percorrendo a exposição, você descobrirá de que maneira o Homem conseguiu superar as barreiras físicas e explorar os mares infinitamente profundos. Embora a busca de conhecimentos mais amplos sobre o oceano tenha se tornado uma fonte inesgotável de inspiração para a pesquisa científica, esse trabalho hoje se encontra ameaçado.
A exposição Oceano é um mergulho no que há de mais estranho — mas também de mais frágil — na maior reserva de biodiversidade do nosso planeta.
Importante:
- A entrada para a exposição permanente é gratuita para crianças e jovens com idade até 25 anos.
- Em caso de gratuidade ou fechamento do museu por razões excepcionais (greve, feriado, etc.), não haverá reembolso do valor do ingresso, nem extensão da validade dos ingressos.
Em razão das medidas de segurança impostas pelo Plano Vigipirate, solicitamos a sua compreensão por eventuais demoras durante a realização de controles na entrada do monumento. Por esse motivo, não podemos garantir os pedidos de acesso prioritário em caso de afluência.
Estacionamentos subterrâneos pagos nas proximidades do Jardin des Plantes:
Parking Lagrange-Maubert
15 rue Lagrange - 75005 Paris
430 vagas, aberto 24h, todos os dias da semana
Parking Maubert Collège des Bernardins
37 boulevard Saint-Germain - 75005 Paris
637 vagas, aberto 24h, todos os dias da semana